A Empresa

Ploomes dobra o time de desenvolvedores para focar em excelência em 2021

25/8/20

Entregar um produto completo e customizável exige muito comprometimento e dedicação. Por isso, o time de produto da Ploomes trabalha sempre visando uma entrega de valor que realmente atenda as necessidades do cliente. 

Com a entrada de uma Product Manager, para atuar junto ao time de produto e auxiliar no controle do fluxo de demandas, foi perceptível a necessidade de uma nova organização na área que impacta diretamente os demais times da empresa. 

Assim, a Ploomes percebeu que era preciso dobrar o time de desenvolvimento. Dessa forma, os desenvolvedores poderão focar melhor em ampliar os avanços necessários para a ferramenta continuar competitiva e funcional. 

Por isso, convidamos você para conferir como a Ploomes está dobrando o time de desenvolvedores do nosso produto e os impactos dessa ampliação para o mercado de CRMs. 

O problema 

Para a Ploomes, o ano começou com grandes ambições e uma  meta ousada de quase triplicar o tamanho da empresa. Com o início da pandemia, os planos mudaram. Já em caráter de urgência e contenção de danos foi necessário procurar maneiras de reduzir custos, sem mexer no maior patrimônio do nosso negócio: as pessoas que fazem a Ploomes ser o que é. 

“Nós temos uma equipe muito boa, muito qualificada e nós tivemos muito comprometimento para montá-la, exigiu bastante esforço construir esse time. Por isso, trabalhamos para garantir que esse ponto não fosse afetado”, diz Matheus Pagani, CEO e co-fundador da Ploomes.

Passado o susto inicial com a quarentena, voltamos aos poucos a investir em áreas estratégicas para retomar o crescimento. Dentre elas, o nosso time de desenvolvedores.

Ficou claro para a área que não seria possível atender a demanda no médio e longo prazo sem expandir a equipe. Pois isso possibilitaria a melhor divisão de tarefas, já que todas mereciam igualmente prioridade e atenção dos desenvolvedores. 

Dobrando a estrutura para duplicar a satisfação

Outro fator decisivo foi o NPS, antes uma preocupação apenas do time de Customer Success, mas que passou a fazer parte da rotina do time de produto também, visto que a qualidade do produto impacta diretamente na experiência dos clientes com a plataforma.

Ou seja, ficou claro que o investimento na equipe de produto impactaria positivamente na vida das pessoas que confiaram em nossos serviços. Então mais do que estruturar melhor o time de CS (Customer Success), era sim necessário olhar para a ferramenta Ploomes.

Com esse objetivo definido, partimos para a execução das medidas que possibilitariam o atingimento dessas metas. Para isso, nos comprometemos em encontrar os melhores profissionais que vão garantir: 

  • Melhorias constantes na sua usabilidade com a plataforma; 
  • Entrega de novos recursos para expandir as capacidades de gestão e operação comercial;
  • E, consequentemente, entregar a satisfação que você precisa para sua rotina de vendas ao usar o Ploomes.

A Product Manager, Fernanda Machado, conta que, antes da decisão de dobrar o time de desenvolvimento, houve um trabalho de pesquisa muito importante. Assim, podemos garantir que essa transformação realmente impactaria em sucesso para o cliente, melhoraria a eficiência do time de desenvolvedores e diminuiria o retrabalho de equipes que naturalmente já são extremamente solicitadas. 

A solução

Olhar para os processos internos, entender a urgência e a necessidade de cada um deles, trouxe a Ploomes para o seu melhor momento. Atualmente, nossos canais de aquisições de leads estão muito melhores do que estavam antes e isso só foi possível graças à capacidade dos times em lidar com isso de uma forma muito que melhor que o mercado. 

O marketing encontrou formas mais rentáveis para atuar, passou a investir em novos canais de aquisição sem que houvesse a necessidade de investir tanto em marketing pago.

Focamos muito na aquisição de novas parcerias para oferecer soluções cada vez mais completas aos nossos clientes e isso começou a trazer muitos resultados positivos. 

Com o início do isolamento, a adoção da tecnologia foi algo inevitável para as empresas e todos puderam perceber a importância da automatização de processos e isso, com certeza, inclui o CRM.

Por isso, seguimos firmes e posicionados para levar sucesso para o cliente, principalmente para empresas de médio porte, visto que o setor, de modo geral, carece do uso de ferramentas para a organização, automatização e acompanhamento de seus processos.

Nossa expectativa é que, com o crescimento do time de produto, a Ploomes cresça bastante e contribua para que alcancemos o objetivo de vender mais e atender melhor. Afinal, precisamos de pessoas para entregar aquilo que prometemos para nossos clientes. 

Com a Ploomes dobrando a quantidade de desenvolvedores, iremos garantir que nossos processos sejam ainda mais replicáveis para o ano que vem. Assim,  agilizamos a integração de novos colaboradores para manter o nível de qualidade das entregas enquanto crescemos de forma ainda mais acelerada. 

Próximos objetivos

Hoje nosso produto é monolítico. Dobrando o time de desenvolvedores, a Ploomes poderá fornecer uma plataforma mais descentralizada e eficiente. De acordo, com Vinicius Sampaio, CTO da Ploomes: “Para o futuro vamos investir no processo de desenvolvimento de processos automatizados, já que temos muitos métodos manuais atualmente”. 

Com a Ploomes dobrando o desenvolvimento, o primeiro impacto esperado é a divisão de funções mais clara e objetiva para o time de produto. Visto que o atendimento interno será facilitado e as demandas recebidas com muito mais clareza.

Novos processos serão desenvolvidos e cada frente contará com pessoas responsáveis por cada uma delas. O processo de qualidade também será melhor definido e isso está diretamente ligado às novas contratações.

A finalidade do crescimento da equipe é dar início à construção da máquina de desenvolvimento e o impacto disso será a maior eficiência das entregas. 

A Ploomes está dobrando seu time de desenvolvedores, porque acredita que uma equipe de alto nível é ultra eficiente para impactar a escalabilidade da empresa. 

Iremos fortalecer a quantidade de funcionalidades do Ploomes, o poder de flexibilidade do sistema e a qualidade desse sistema em termos de performance e em usabilidade, sempre visando o valor gerado para você, que usa o Ploomes todos os dias. 

Seu negócio cresce junto com a Ploomes. Saiba como podemos te ajudar agora mesmo.

Solicitar uma demonstração