A parceria entre Ploomes e EmpresasCity foi um marco para a centralização da área comercial do negócio. Com mais segurança para o processo de vendas e dados completos e atualizados em tempo real, toda a equipe tem muito mais visibilidade e o resultado é uma melhoria nas entregas da empresa.

"Graças à segurança que o Ploomes fornece à toda a equipe, nossas entregas passaram a ser feitas com melhor qualidade, garantindo maior satisfação do cliente”, Anderson Martins Gerente de marketing e vendas na EmpresasCity.

Como mencionado, a equipe passou a trabalhar de forma muito mais segura, já que o sistema de automação de propostas do Ploomes permitiu que os vendedores tivessem melhor entendimento sobre o preço de cada produto. 

Além disso, a equipe passou a ter melhor autonomia na venda. Com todas as informações em mãos, eles atuam com melhor domínio sobre o que pode ser negociado e agem de forma estratégica na carteira de clientes. 

Da mesma maneira, Anderson ganhou melhor visibilidade sobre o desempenho da equipe. Ele não precisa esperar que os vendedores atualizem a base de dados ou compilem planilhas para saber o que está acontecendo, pois tudo já é atualizado em tempo real no CRM. 

Enquanto a gestão da EmpresasCity acompanha tudo por relatórios personalizados, os vendedores acompanham suas metas pessoais, tendo melhor percepção sobre seus resultados.

Resultados do Ploomes na EmpresasCity

• Melhor segurança nas vendas; 

• Atuação estratégica sobre a base de clientes; 

• Dados completos e atualizados em tempo real; 

• Visibilidade completa do desempenho comercial.

A implementação

Como foi citado anteriormente, a implementação é sempre um processo feito com muito rigor pela Ploomes. O motivo dessa preocupação vem do fato que muitos projetos de CRM tendem a falhar. Apesar das estatísticas variarem, o risco é suficientemente significativo para que toda implementação demande uma atenção especial ao cliente durante todas as etapas.

No caso da EmpresasCity, a equipe de implementação acompanhou Anderson para entender as características de cada unidade e seu modelo de negócios: automação de propostas comerciais, automação de processos, acompanhamento em tempo real, níveis de acesso para colaboradores.

Automação de propostas comerciais

Um dos requisitos para esse projeto era a configuração da composição dos preços que recaem sobre cada produto ou serviço. Como o foco do Ploomes é centralizar a atividade dos vendedores, é necessário que eles possam gerar propostas para os clientes a partir do próprio CRM.

Mesmo com a variedade do catálogo da EmpresasCity, foi possível criar um sistema robusto para a precificação de todos seus produtos e serviços, mantendo a intuitividade necessária para o uso dos colaboradores.

Também foram configuradas automações para inclusão de impostos sobre os produtos e serviços. A Ploomes tem profundo conhecimento sobre a complexidade tributária nacional e oferece soluções direcionadas para a eliminação dessas dificuldades.

Automação de processos

Outro ponto de atenção foi a estruturação de processos e automações de tarefas. Para oferecer uma ferramenta que realmente traga eficiência, a equipe de implementação trabalhou junto com Anderson verificando cada detalhe da sua operação comercial.

Dessa forma, foi possível configurar funis (ou workflows) que tanto o gestor quanto os vendedores pudessem utilizar para acompanhar a venda. Como cada cliente da EmpresasCity lida com um vendedor por todo o processo, o funil de vendas é um recurso essencial para verificar o que ainda precisa ser realizado em cada negociação.

Além disso, o Ploomes disponibiliza automação de tarefas para tornar esse processo ainda mais dinâmico. Assim, os vendedores podem se preocupar menos com o que precisa ser feito e focar mais em como otimizar sua entrega.

Acompanhamento em tempo real 

Depois, com toda a parte operacional estruturada, chega a vez de configurar os relatórios que vão fornecer a visibilidade estratégica necessária para Anderson. Sendo uma plataforma de SaaS, o Ploomes oferece relatórios atualizados em tempo real. 

Os dados desses relatórios, por sua vez, são gerados a partir de todas as atividades feitas no CRM, como geração e desempenho das propostas comerciais ou o andamento das oportunidades pelo funil de vendas. 

Portanto, o foco da implementação aqui é estruturar uma tela de métricas e KPIs que sejam relevantes para a gestão e que ajudem na formulação das metas para a equipe comercial. 

Veja do que os relatórios são capazes com este vídeo.

Níveis de acesso para colaboradores

Por fim, foram definidos diferentes níveis de acesso. São eles que garantem a segurança de uma solução em nuvem, porque separam o que cada colaborador tem acesso ou não.

Dessa forma: 

• Vendedores acompanham apenas seus negócios e suas metas; 

• Gestores de cada unidade têm relatórios importantes sobre o desempenho da sua equipe; 

• E o gestor da equipe comercial (Anderson Martins), acompanha tudo o que está sendo feito em cada unidade.

Todo o projeto foi cumprido seguindo os prazos combinados e pensando primeiramente nas necessidades da EmpresasCity, de maneira que a implementação foi cumprida em bem menos tempo que o esperado:

“Mesmo com as diferenças entre os produtos e serviços de cada unidade, todo o processo de implementação foi feito de forma muito rápida e competente”. Destacou, Anderson Martins.

Como a EmpresasCity enxergou a necessidade de um CRM

Quem percebeu a necessidade de um CRM na EmpresasCity foi Anderson Martins. Sendo o responsável pela área de marketing há 6 anos, confiaram a Anderson um novo desafio: ser o gestor responsável não apenas pelo marketing da empresa, mas também por toda a área comercial das diferentes unidades da EmpresasCity.

E, para poder cumprir com essa tarefa, o gestor precisaria de uma ferramenta que pudesse lhe permitir melhor visão e eficiência para sua gestão. Entretanto, o sistema utilizado pela EmpresasCity até então não era o ideal para suas necessidades.

Mesmo com a disciplina da equipe para registrar todas as informações das planilhas no banco de dados central, isso gerava retrabalho, o que aumentava os custos operacionais, e ocasionalmente resultava em relatórios inconsistentes.

Por ser uma plataforma de controle da base de dados, ele permitia a centralização dos dados em um único sistema, mas o acesso remoto dificultava a transmissão e registro dos dados, principalmente para unidades mais distantes. Além disso, como o sistema era engessado, os colaboradores tinham dificuldade em utilizá-lo no dia a dia e acabavam fazendo o controle individual por meio de planilhas soltas.

Dessa forma, Anderson enxergou a necessidade de uma solução mais eficiente e que entregasse melhor visibilidade para sua gestão, uma ferramenta de CRM.

Quais foram os motivos da EmpresasCity buscar um CRM?

• Sistema não era acessível para todas as unidades;

• Plataforma engessada;

• Vendedores se organizavam por planilhas soltas;

• Relatórios inconsistentes;

• Retrabalho gerava custos operacionais.

Processo de escolha: O que a nova solução deveria trazer?

Anderson passou, então, a pesquisar entre as diferentes plataformas do mercado para encontrar uma solução que melhor se adequasse à EmpresasCity. Para definir sua escolha, ele estabeleceu alguns pré-requisitos:

Primeiramente, seria necessário um sistema acessível por todas as unidades. Um software em nuvem poderia resolver isso, porque são acessíveis de qualquer dispositivo e contam com diferentes recursos para assegurar dados.

Também seria necessária uma plataforma fácil de configurar. Assim não dependeriam de uma consultoria externa para configurar o sistema com frequência.

Além disso, deveria ser uma solução para centralizar toda a operação de vendas. Assim, os vendedores não precisariam recorrer às planilhas, o que reduziria o retrabalho e resultaria  em relatórios mais consistentes e atualizados.

O que a EmpresasCity buscava em um CRM?

• Acesso seguro e de qualquer lugar (online e offline);

• Funcionalidades robustas e configuração rápida;

• Centralização da operação comercial;

• Relatórios consistentes e atualizados;

• Vendas mais rápidas e eficientes.

E por que o Ploomes?

Após procurar entre diversas soluções, Anderson Martins encontrou o Ploomes, um CRM  em nuvem voltado para as necessidades de indústrias e distribuidoras. Entre as vantagens citadas pelo gestor está a automação de propostas. Assim a equipe comercial seria capaz de realizar o cálculo da precificação de forma muito mais rápida e dinâmica.

Além disso, esse recurso permitiria que todas as atividades comerciais fiquem centralizadas em um único sistema. Os vendedores não precisariam recorrer a inúmeras planilhas para fazer uma venda. Consequentemente, Anderson teria relatórios mais consistentes, visto que todos os dados comerciais estão sendo registrados no mesmo lugar.

Outro aspecto importante foi a facilidade na configuração. Mesmo sendo um sistema robusto, a ferramenta é desenvolvida para ser amigável ao uso, mesmo para usuários menos técnicos. Isso nos leva ao último fator que ajudou a definir a escolha de Anderson: o comprometimento com a implementação. Assim, a EmpresasCity seria capaz de utilizar uma solução eficiente, entregue em pouquíssimo tempo e personalizada para o seu modelo de negócio.

Além de oferecer um sistema extremamente personalizável, todo cliente atendido pela Ploomes é acompanhado por uma equipe interna que realiza uma implementação criteriosa, ágil e orientada por métricas de sucesso.

O que fez a EmpresasCity escolher o Ploomes?

• Sistema em nuvem;

• Cálculo de preço automático;

• Centralização das atividades comerciais;

• Melhor visão e relatórios mais consistentes;

• Plataforma intuitiva de fácil configuração;

• Implementação rápida obedecendo rigorosos padrões de qualidade.

Atualmente a EmpresasCity decidiu por otimizar ainda mais sua área comercial com dois novos recursos: as automações avançadas e a configuração do novo workflow. 

Como o CRM está sempre evoluindo, esse novo projeto busca reforçar o compromisso da Ploomes com a otimização contínua e com uma entrega de qualidade.

“Nosso objetivo com cada melhoria do Ploomes é trazer o retorno esperado pelos gestores que confiaram em nosso trabalho e modernizar os setores comerciais das diversas indústrias nacionais”. Matheus Pagani, CEO da Ploomes.

A Ploomes é a fornecedora do CRM para indústrias e distribuidoras. Nossa solução é capaz de unir o operacional ao estratégico, gerando valor para ambos gestores e vendedores.

Junte-se a milhares de empresas

Simplifique suas vendas com o maior CRM latinoamericano